loading

- Publicidade -

Equipa do Politécnico destaca-se na competição de Formula Student na Alemanha

Redação Central Press/
02/09/2025, 10h15
/
5 min
Equipa LART @IPL
Equipa LART @IPL

A Leiria Academic Racing Team (LART), equipa de Formula Student do Politécnico de Leiria, alcançou o 39.º lugar, entre 84 equipas em competição, na Formula Student Germany, realizada em Hockenheim, entre os dias 18 e 24 de agosto. Este é um resultado de destaque para a equipa – que regressou à Alemanha 10 anos após a última participação –, por se tratar do primeiro carro elétrico com capacidades autónomas (Voidster) e por ter competido contra equipas internacionais mais experientes e com um longo histórico de protótipos, de acordo com nota de imprensa enviada à Central Press.

“Conseguimos terminar, pela primeira vez, provas na vertente Driverless. Alcançámos o 19.º lugar na aceleração DV e o 14.º no autocross DV, o que foi um marco para nós. A prova de aceleração DV foi especial porque mostrou não só que o carro é competitivo, mas também que os nossos algoritmos de condução autónoma têm a capacidade de executar a prova, sendo precisamente aqui que muitas equipas falham. Já no Endurance, em que apenas 40 equipas conseguiram terminar, tivemos o orgulho de ser uma dessas equipas, garantindo o 28.º lugar”, afirma Guilherme Pereira, team leader da LART.

Num balanço da competição, o estudante considera que a equipa cumpriu os principais objetivos estabelecidos, como participar em todas as provas dinâmicas manuais, completar o Endurance, terminar com sucesso a aceleração DV e ficar acima da metade da tabela geral contra equipas de topo.

“Só o facto de termos sido apurados e de termos regressado a Hockenheim 10 anos depois da última participação do Politécnico de Leiria, já foi, por si só, um motivo de enorme orgulho. Este regresso trouxe-nos ainda mais motivação para continuarmos a evoluir e para apresentar o TEK-26e na competição do próximo ano”, garante Guilherme Pereira.

De acordo com o team leader, o maior desafio da competição foi a exigência técnica. “Durante as verificações técnicas da bateria, foi identificado um detalhe que não cumpria a 100% o regulamento. Tivemos menos de 24 horas para encontrar e implementar uma solução. Isso exigiu um enorme esforço de vários elementos da equipa, mas conseguimos estar prontos para a reavaliação e para seguirmos para a pista”, conta o estudante do Politécnico de Leiria, salientando que, “apesar de muito stressante, este momento mostrou-nos o quão unida e resiliente é a equipa, sendo capaz de superar qualquer obstáculo quando trabalha em conjunto”.

Numa competição em que participaram algumas das melhores universidades do mundo, Guilherme Pereira considera que a LART mostrou ter “qualidade para estar lado a lado com as equipas mais experientes. Foi um momento de orgulho e de afirmação para todos os elementos da equipa”. “Não podemos deixar de dar um agradecimento especial ao Politécnico de Leiria e, em particular, à Escola Superior de Tecnologia e Gestão, por todo o apoio. Sem a ajuda da instituição e da Escola nos testes e validações para as provas, não teríamos conseguido validar a câmara de condução autónoma que chegou três dias antes da nossa partida para a competição, após a câmara anterior ter avariado.”

A competição na Alemanha marcou o fim do ciclo competitivo do Voidster, que será agora usado como plataforma de testes, sobretudo para o desenvolvimento de algoritmos de condução autónoma, até ao momento em que o sucessor, TEK-26e, esteja pronto para ganhar vida, o que se estima que aconteça em 2026.

“A nossa prioridade agora é o TEK-26e, que será um projeto ainda mais ambicioso e inovador. O conceito é bastante interessante e coloca desafios técnicos que vão exigir o máximo de nós enquanto equipa. O objetivo é que este novo carro nos permita dar um salto competitivo importante e alcançarmos, até ao final da década, as metas a que nos propusemos enquanto equipa”, refere o estudante, salientando a parceria estratégica com a TEKEVER, a mais recente empresa-unicórnio portuguesa, que se juntou à equipa como Name Sponsor do projeto.

Antes de partir para a Alemanha, a equipa já tinha competido na Formula Student Portugal, realizada entre os dias 27 de julho e 1 de agosto, em Castelo Branco, onde alcançou o terceiro lugar na classificação geral da Classe 1 e o segundo lugar da classificação geral da Classe 2.

- Publicidade -

()Comentários

Comentários desabilitados

Os comentários para este artigo estão desabilitados.

Outros artigos em undefined

loading

- Publicidade -

Artigos de Opinião

loading