loading

- Publicidade -

Célia Sousa lança guia para a criação de livros infantis multiformato

Redação Central Press/
15/09/2025, 12h18
/
2 min
Miryam Pelosi à esquerda e Célia Sousa à direita @IP Leiria
Miryam Pelosi à esquerda e Célia Sousa à direita @IP Leiria

"Entre Símbolos, Sons, Texturas e Imagens: Um Guia para Livros Infantis Multiformato" é o título do mais recente livro da autoria de Célia Sousa, professora do Politécnico de Leiria, em colaboração com Miryam Pelosi, docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O livro foi apresentado na sexta-feira, 12 de setembro, no Rio de Janeiro, tendo a primeira edição de 100 exemplares esgotado em apenas 30 minutos, de acordo com o comunicado enviado à Central Press.

O guia nasce do reconhecimento das barreiras ainda existentes no acesso à literatura por crianças com diferentes perfis sensoriais, cognitivos e comunicativos, resultando de uma colaboração entre o CRID e o Grupo de Pesquisa: Terapia Ocupacional e Tecnologia Assistiva da Faculdade de Medicina da UFRJ, no qual Célia Sousa colabora como investigadora estrangeira convidada.

“Com este guia pretendemos apresentar as linhas orientadoras para a execução de um livro multiformato, tendo como base o design universal. É um livro de consulta que tem como públicos-alvo os educadores, professores e terapeutas”, explicou a professora do Politécnico de Leiria, Célia Sousa.

Em Portugal, o livro ‘Entre Símbolos, Sons, Texturas e Imagens: Um Guia para Livros Infantis Multiformato’ vai ser apresentado no FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos, no dia 16 de outubro.

A par do lançamento e apresentação do guia, Célia Sousa participou ainda como oradora convidada no 10.º Congresso Brasileiro de Comunicação Aumentativa e Alternativa, o maior congresso da América Latina nesta área, tendo abordado e refletido sobre ‘Multiformato e Inclusão: A Nova Era da Literatura Acessível’.

- Publicidade -

()Comentários

loading
A verificar login...

Outros artigos em undefined

loading

- Publicidade -

Artigos de Opinião

loading