O Bloco de Esquerda reuniu-se no dia 1 de outubro com representantes da Associação de Pais da Escola Básica de Paradinha, em Vila Nova de Gaia, para discutir a falta de resposta do Ministério da Educação quanto à continuidade do “Projeto Paradinha Escola e Comunidade” (PPEC). O encontro contou com a presença de Fátima Teles e Ana Lopes, de acordo com nota de imprensa enviada à Central Press.
A iniciativa surgiu na sequência de preocupações manifestadas pelos encarregados de educação sobre o futuro do projeto, reconhecido a nível nacional como um exemplo de inclusão e integração escolar. O PPEC tem despertado o interesse de investigadores da área da educação pelo seu modelo inovador, baseado na aprendizagem participativa e democrática, que promove a igualdade de oportunidades no ensino público.
Em 15 de setembro, o Bloco de Esquerda já tinha levado o tema à Assembleia Municipal, onde a deputada bloquista apresentou uma moção de apoio ao projeto. O documento foi aprovado com 14 votos a favor — um do Bloco de Esquerda, 11 do Partido Socialista e dois do Partido Social Democrata — enquanto os restantes deputados do PSD optaram pela abstenção. A votação refletiu o reconhecimento do mérito e relevância do modelo desenvolvido na escola de Paradinha desde o ano letivo 2018/2019.
Entre as principais preocupações expressas pela Associação de Pais estão a necessidade de formação adequada para os dois novos professores colocados este ano e a garantia de continuidade do modelo pedagógico implementado. O Bloco de Esquerda partilha destas preocupações, defendendo que a interrupção do projeto colocaria em causa os avanços obtidos em matéria de inclusão, integração social e qualidade educativa.
O partido apela ao Ministério da Educação para que assegure a continuidade do projeto, reforce o acompanhamento técnico e pedagógico e garanta os recursos humanos necessários ao seu desenvolvimento. Para o Bloco, a Escola Básica de Paradinha deve ser valorizada como exemplo de boas práticas e referência nacional na promoção de uma escola pública mais inclusiva e ao serviço da comunidade.