A campanha de segurança rodoviária “Viajar Sem Pressa”, promovida conjuntamente pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu entre os dias 14 e 20 de outubro de 2025 e visou alertar os condutores para o risco da condução em excesso de velocidade, por ser uma das principais causas dos acidentes nas estradas, de acordo com nota de imprensa enviada à Central Press.
Esta campanha contou, uma vez mais, com a participação dos serviços das administrações regionais dos Açores e da Madeira na realização de ações de sensibilização, complementando o trabalho de fiscalização dos comandos Regionais da PSP.
Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025, a campanha foi divulgada nos meios digitais e em cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas, em simultâneo, com as operações de fiscalização da GNR e da PSP, em Lisboa, Faro e Santarém. Idênticas ações ocorreram nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Na campanha foram sensibilizados 461 condutores e passageiros, a quem foram transmitidas as seguintes mensagens:
· A velocidade é a principal causa de um terço dos acidentes mortais;
· Quanto mais rápido se conduz, menos tempo se dispõe para imobilizar o veículo, face ao inesperado;
· Numa viagem de 20 km, aumentar a velocidade de 50 para 60 km/hora, permite ganhar apenas 4 minutos;
· Viaje sem pressa, chegue com vida.
No âmbito desta Campanha, realizada entre 14 e 20 de outubro, foram fiscalizados automaticamente por radar 5.553.881 veículos, dos quais 422.624 pelas Forças de Segurança (GNR e PSP) e 5.131.257 pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR.
As Forças de Segurança fiscalizaram presencialmente 49.873 veículos e condutores.
No total foram fiscalizados, quer através de meios automáticos, quer presencialmente, 5.603.754 veículos.
Do total de 5.603.754 veículos fiscalizados, durante a campanha, registaram-se 23.724 infrações rodoviárias. Das 14.829 infrações relativas ao excesso de velocidade, 14.820 registaram-se no Continente e nove nas Regiões Autónomas, tendo sido 4.150 detetadas pela GNR e 1.523 pela PSP.

Nesta Campanha, registaram-se 2.788 acidentes, de que resultaram seis vítimas mortais, 50 feridos graves e 944 feridos leves.
Relativamente ao período homólogo de 2024, verificaram-se mais três acidentes, menos uma vítima mortal, menos seis feridos graves e mais 81 feridos leves. As seis vítimas mortais, cinco do género masculino e um do género feminino, tinham idades compreendidas entre os 19 e os 75 anos.
Os seis acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Lisboa (2), Faro (1), Leiria (1), Portalegre (1) e Porto (1). Estes acidentes consistiram em duas colisões (que envolveram dois veículos ligeiros, um veículo pesado e um veículo sobre carris), três despistes (que envolveram 2 motociclos e 1 máquina industrial) e um atropelamento (que envolveu 1 veículo ligeiro). Os acidentes ocorreram, respetivamente, em quatro arruamentos, uma estrada nacional e uma estrada regional.
Esta foi a décima das 11 campanhas no âmbito do PNF de 2025. Até ao final do ano, será realizada mais uma campanha, com ações de sensibilização e de fiscalização.
As campanhas inseridas nos planos nacionais de fiscalização são realizadas, anualmente, pela ANSR, GNR e PSP, desde 2020, com temáticas definidas, segundo as recomendações europeias, para cada um dos anos. O PNF de 2024 consagrou como prioritários os temas velocidade, álcool, acessórios de segurança, telemóvel e veículos de duas rodas a motor.
À semelhança de 2024, durante este ano serão realizadas campanhas de sensibilização e de fiscalização com as mesmas temáticas.
Das dez campanhas, que decorreram em 2025, foram realizadas, no Continente, cinco ações, durante as quais 461 pessoas foram sensibilizadas, presencialmente.
Quanto às ações de fiscalização em Portugal, o número de condutores fiscalizados, presencialmente, foi de 593.854. Por radar, foram controlados 56.803.487 veículos.
A sinistralidade rodoviária não configura uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas, através da adoção de comportamentos seguros na estrada.
Acidentes com vítimas mortais:
14 de outubro de 2025
· Colisão frontal, em curva, em Campo Maior, Distrito de Portalegre, entre um veículo ligeiro e um veículo pesado, da qual resultou a morte do condutor do veículo ligeiro e ferimentos leves no condutor do veículo pesado.
· Colisão entre um veículo sobre carris com um veículo ligeiro de passageiros em passagem de nível, em Torres Vedras, Distrito de Lisboa, da qual resultou a morte do condutor do veículo ligeiro.
18 de outubro de 2025
· Despiste de um motociclo, em curva, em Carvoeiro, Distrito de Faro, seguido de colisão com poste de iluminação, do qual resultou a morte do condutor.
19 de outubro de 2025
· Despiste de máquina industrial (empilhador), em Golpilheira, Distrito de Leiria, com capotamento, em reta, do qual resultou a morte do condutor.
· Despiste de um motociclo seguido de atropelamento do passageiro por uma viatura ligeira, em Oeiras, Distrito de Lisboa, do qual resultou a morte do passageiro do motociclo.
20 de outubro de 2025
· Atropelamento de um peão de 75 anos por um veículo ligeiro, no Porto, do qual resultou a morte do peão no local do acidente.