O Grupo Hoti Hoteis anunciou a sua entrada no setor imobiliário com o "Golden Ria", um novo complexo de uso misto em Aveiro que conjuga o segmento residencial e hoteleiro no mesmo complexo, em frente ao Meliá Ria. O projeto representa um investimento estimado de 80 milhões de euros.
O empreendimento Golden Ria será composto por quatro edifícios. Dois deles serão exclusivamente residenciais, totalizando 134 frações, de tipologias T1 a T4.
Um terceiro edifício destina-se à residência com serviços hoteleiros - o Golden Residence Aveiro -, composto por 49 frações. Já o quarto edifício acolherá um hotel com um posicionamento e conceito Lifestyle, com duas ofertas complementares: o Star inn, com 90 quartos, e o Star Studios, com 72 estúdios.
O complexo integrará cerca de 450 lugares de estacionamento subterrâneo, dos quais aproximadamente 20% se destinarão ao reforço do estacionamento público. Cerca de 10% será reservado à nova componente hoteleira, e o remanescente ao uso residencial.
A aposta do Grupo Hoti Hoteis em projetos de uso misto e residência com serviços hoteleiros acompanha "uma tendência internacional em forte crescimento". O mercado global deste segmento é estimado em mais de 9 mil milhões de dólares em 2024, com previsões de crescimento na ordem dos 90% na próxima década, segundo análises de mercado. Este modelo diferencia a oferta residencial, capta valor acrescentado e capitaliza a proximidade física a unidades hoteleiras, contando com operadores especializados e padrões de qualidade no serviço.
“Com o Golden Ria inauguramos uma nova etapa no desenvolvimento do Grupo Hoti Hoteis, combinando a nossa experiência hoteleira com a promoção imobiliária para criar valor sustentável para a cidade, para os residentes e para os nossos clientes”, afirma Manuel Proença, fundador e presidente do Grupo Hoti Hoteis. Segundo o mesmo responsável, “em destinos onde operamos marcas distintas, o risco de canibalização entre hotéis exclusivamente hoteleiros é real. Ao combinarmos hotel, residencial e residencial com serviços, maximizamos a proposta de valor, reduzimos a intensidade de capital e respondemos a uma necessidade clara de habitação”.
A experiência operacional do grupo permite articular várias marcas por destino, endereçando segmentos diferentes no mercado hoteleiro tradicional e, agora, ampliando o leque de usos em complexos de maior dimensão. No "Golden Ria", esta abordagem integrada traduz-se "numa oferta complementar, adequada a perfis diversos de residentes e hóspedes, e num impacto positivo na mobilidade e na vivência urbana da zona ribeirinha de Aveiro".

