Na Marinha Grande está em curso o projeto “VoZ(C)ês que Migram | Musical de Encontros”, nos Agrupamentos de Escolas, com o objetivo de promover a integração de jovens migrantes, através da música, do teatro e da dança, numa cocriação que culminará na apresentação de um teatro musical, de acordo com nota de imprensa enviada à Central Press.
A iniciativa, que teve início em setembro, é promovida pela Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP), no âmbito de uma candidatura aprovada pelo Portugal Inovação Social - Centro 2030, e pelos investidores sociais Câmara Municipal da Marinha Grande e BPI | Fundação “la Caixa”, com a parceria da Psicoespaço, Lda.
A vereadora da Ação Social e da Educação da Câmara Municipal, Carla Santana, e a chefe da Divisão de Assuntos Sociais, Ana Laura Baridó, participaram numa das sessões do projeto, realizada na Escola Secundária Pinhal do Rei, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, que decorreu no passado dia 31 de outubro.
Na ocasião, a vereadora destacou a importância deste tipo de iniciativas, “que utilizam a arte como um meio poderoso de integração social, dando voz e espaço de expressão a jovens que trazem consigo diferentes culturas, histórias e sonhos, enriquecendo a comunidade escolar e o concelho da Marinha Grande”.
“VoZ(C)ês que Migram” é um projeto de teatro musical inovador que utiliza a arte como ferramenta de integração e combate à exclusão social, dirigido a jovens imigrantes entre os 12 e os 25 anos e às suas famílias. O objetivo é promover a inclusão, o diálogo intercultural e a criação de laços entre jovens de diferentes origens.
As atividades são dinamizadas pelos professores da SAMP, Daniel Frazão, Laura Perdomo e Sofia Neves, estando prevista a participação de outros profissionais das artes. Atualmente encontram-se envolvidos no projeto, 40 alunos dos dois agrupamentos escolares Nascente e Poente, estando aberto à integração de novos alunos.
Um dos pilares do projeto é a Banda Filarmónica da SAMP, que conta com a colaboração da Orquestra Juvenil da Marinha Grande, simbolizando o espírito de acolhimento, partilha e aceitação que caracteriza este tipo de formações musicais.
À escala concelhia, os três agrupamentos de escolas contam, no ano letivo 2025/2026, com um total de 5514 alunos, dos quais 1 261 são estrangeiros, representando 40 nacionalidades distintas, o que representa um retrato da diversidade e riqueza cultural das comunidades educativas locais.
