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"MercaFeira" regressa ao Europarque com 57 marcas de comércio tradicional

Redação Central Press/
05/11/2025, 11h17
/
6 min
"MercaFeira" @AEF
"MercaFeira" @AEF

O centro de congressos Europarque recebe sábado e domingo mais uma edição do "MercaFeira", que desta vez reúne 57 expositores com propostas do comércio tradicional de Santa Maria da Feira e da região. Com entrada livre e estacionamento gratuito, o evento promovido pela Associação Empresarial da Feira (AEF) valoriza os pequenos negócios, promovendo produtos autênticos, serviços próximos e atendimento personalizado, de acordo com nota de imprensa enviada à Central Press.

“É um mercadinho com o que de melhor se vende por Santa Maria da Feira e arredores”, diz o presidente da AEF, sobre o evento que ocupa cerca de 1.000 metros quadrados do centro de congressos Europarque. Alferes Pereira revela que, desta vez, serão 57 os expositores presentes no local, que, funcionando das 15h00 às 20h00 no sábado e das 10h00 às 20h00 no domingo, é de entrada gratuita, tem uma ampla oferta de estacionamento e está envolto por um parque com floresta densa, um lago e relvados que, entre as compras, se mostram propícios a descanso e a diversão em família.

Vestuário, calçado, marroquinaria, bijuteria, joalharia, artesanato, brinquedos, decoração e até alimentação – com chás, doçaria típica, gelados, licores, frutas e legumes, são algumas das áreas de comércio assim representadas no "MercaFeira", onde também haverá stands dedicados a pedras e cristais, e a produtos de beleza e bem-estar.

Para a acompanhar essa oferta numa das salas mais convidativas e cómodas do Europarque, o programa do evento inclui ainda performances lúdicas pela academia artística Creative Move e pela escola de dança MADE.

“Em primeiro lugar, o 'MercaFeira' é uma mostra do nosso pequeno comércio, reunindo num único local vários negócios que não são conhecidos pela generalidade da população do concelho e que oferecem produtos e serviços de grande nível, numa excelente relação qualidade-preço – e que, muitas vezes por puro preconceito, o consumidor vai procurar nos grandes centros comerciais, iludido de que aí encontrará melhor ou mais barato”, começa por afirmar Alferes Pereira. “Em segundo lugar, esta iniciativa é também uma oportunidade para a população da Feira, da região de Aveiro e do Grande Porto visitar o que se pode descrever como ‘um mini shopping temporário’, que é sempre diferente em cada edição, dá a conhecer muitos negócios novos e apresenta durante dois dias preços sempre especiais, mais vantajosos do que os habitualmente praticados nas lojas – e tudo num ambiente muito agradável, acolhedor, em que se encontra sempre alguém conhecido para trocar opiniões sobre as compras e conviver em bocado, entre um petisco e o outro”, realça o presidente da AEF.

Para esse responsável, a aposta estratégica da associação na realização regular do "MercaFeira" constitui também uma forma de pedagogia social e económica, numa altura em que tanto se critica a forma como as grandes distribuidoras impõem subidas de preços que raramente têm justificação real. “Se as pessoas se queixam que as grandes marcas manipulam os preços, fazem cartelização e retêm a maior parte dos lucros sem compensar devidamente os fabricantes e produtores, o 'MercaFeira' é uma oportunidade para combater isso, demonstrando apoio ao comércio próximo, pessoal, de gente que podemos mesmo conhecer”, explica. “Comprar localmente é ajudar quem é de cá – é escolher com inteligência e com justiça”.

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