A IV edição da Covilhã Creative Week abriu portas este sábado e prolonga-se até sexta-feira, dia 14 de novembro, com um programa cultural que engloba exposições, conversas, debates, desafios, atuações artísticas e projetos criativos, de acordo com o comunicado enviado à Central Press.
Aos alunos das escolas foi pedido que unissem esforços com empresas do concelho para desenvolver uma solução que mostrasse como é que o design pode ajudar uma comunidade que tem de enfrentar momentos trágicos, como os incêndios que o concelho da Covilhã registou no último verão ou outras catástrofes naturais.
Já os alunos universitários foram desafiados a criar novas soluções para os “monos” que as empresas do setor têxtil acumulam ao fim de anos de laboração.
Os projetos desenvolvidos estão agora patentes na Praça do Município, dentro de grandes caixas, e são bem demonstrativos do caráter regenerativo e sustentável que o Design pode ter.
Participaram neste projeto professores e alunos da Escola Profissional e Agrícola Quinta da Lageosa, Escola Profissional de Artes da Covilhã, Escola Secundária Campos Melo, Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Escola Secundária Quinta das Palmeiras, bem como o curso de Design de Moda e o Curso de Tecnologia e Produto de Moda Sustentável da Universidade da Beira Interior.
Até sexta-feira, o programa da Covilhã Creative Week conta com conversas e debates que vão decorrer todas as tardes no Teatro Municipal, bem como para o projeto “Urban Boosting Design Experience”, igualmente patente no Teatro Municipal.
Na sexta-feira, às 16h30, terá lugar a reabertura do espaço da Galeria António Lopes dedicado ao professor e artista que lhe dá nome e que foi, recentemente, alvo de uma atualização do design expositivo.
