Os parceiros do projeto “À Descoberta das 4 Cidades” reuniram no dia 21 de novembro, no Fundão, para preparar as atividades para o ano letivo 2025-2026, no âmbito desta iniciativa educativa e da geminação entre Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, de acordo com nota de imprensa enviada à Central Press.
A Marinha Grande esteve representada pela vereadora Carla Santana, a Técnica Cristina Simões, professoras Helena Sousa e Antonieta Índio das escolas participantes (EB António Vitorino e EB Moita, respetivamente), Fernando Emídio e Ligia Pedrosa (em representação dos Agrupamentos Poente e Agrupamento de V. Leiria, respetivamente).
A ordem de trabalhos incluiu o ponto da situação da temática "Festas e Romarias das 4 Cidades" e a calendarização das atividades para o ano letivo 2025-2026.
A vereadora Carla Santana enalteceu a importância do Projeto e manifestou o apoio da autarquia marinhense ao desenvolvimento do mesmo, agradecendo o trabalho empenhado dos agrupamentos e professores mas também dos encarregados de educação e comunidade em geral.
O projeto “À Descoberta das 4 Cidades” nasceu em 1994, fruto da geminação das cidades do Fundão, Marinha Grande e Montemor-o-Novo e Vila Real de Stº António, elevadas a esta categoria no dia 11 de março de 1988.
Desde então, tem sido feito um percurso alicerçado em intercâmbios e trocas de saber, bem como em iniciativas levadas a cabo na área comercial, social, cultural, desportiva. educativa e de lazer.
Dirigido às crianças do 1º ciclo do ensino básico, o projeto introduziu um novo paradigma de escola, alavancada em novas formas de desenvolver as aprendizagens, abrindo as suas portas aos encarregados de educação, às comunidades, valorizando outros agentes do saber, por vezes tão perto mas tão longe da sala de aulas.
Desta forma o projeto tem-se assumido como um forte contributo no cumprimento das metas curriculares do 1º ciclo do ensino básico, na valorização da cultura e sabedoria popular, bem como na formação individual dos alunos e no reforço dos valores essenciais para a cidadania.
Ao longo da sua existência, o projeto tem-se assumido como um projeto de vanguarda, verdadeiro motor do conhecimento, alicerçado numa metodologia de trabalho ativa, participativa e colaborativa, em que atividades de índole presencial (visitas de estudo, dentro e fora de cada uma das localidades), intercâmbios e partilha de saber entre escolas e cidades irmãs continuarão a assumir particular relevância.
