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CCTIC anuncia lançamento da CAMEE v2

Redação Central Press/
22/12/2025, 14h59
/
2 min
Politécnico de Castelo Branco @IPCB
Politécnico de Castelo Branco @IPCB

O Centro de Competência TIC (CCTIC) do Politécnico de Castelo Branco anuncia o lançamento da CAMEE v2 – Cenários de Aprendizagem, Metodologias, Estratégias e Espaços, a nova versão da ferramenta digital de apoio ao planeamento pedagógico, agora totalmente redesenhada para responder às exigências educativas do século XXI, de acordo com nota de imprensa enviada à Central Press.

Assente num modelo que integra perspetivas de Learning Design, abordagens do Future Classroom Lab e princípios socioconstrutivistas, a CAMEE v2 apoia os docentes em todas as fases da conceção de cenários de aprendizagem. A ferramenta permite estruturar atividades para todos os níveis de ensino do ensino obrigatório, assegurando coerência entre metodologias, estratégias, recursos, espaços educativos e avaliação pedagógica.

Uma das principais inovações da CAMEE v2 é a integração de Inteligência Artificial, de forma contextualizada, ética e facultativa. Esta funcionalidade disponibiliza sugestões fundamentadas, mantendo sempre o total controlo por parte do docente e promovendo uma utilização transparente da tecnologia no processo educativo.

A ferramenta reforça igualmente o trabalho colaborativo entre professores, através da cocriação e partilha de cenários de aprendizagem, potenciando comunidades de prática e a inovação pedagógica. A base de dados de
metodologias, estratégias e espaços apresenta um caráter flexível e em permanente atualização, sendo complementada por uma Biblioteca de Recursos, que reúne documentos orientadores e ferramentas digitais de apoio à prática pedagógica.

De acordo com a equipa de desenvolvimento, a CAMEE v2 representa “um salto qualitativo na forma como os professores podem planificar e desenvolver as suas práticas pedagógicas”, contribuindo para aprendizagens mais significativas e alinhadas com os desafios atuais da educação.

Os Centros de Competência TIC resultam de protocolos estabelecidos entre o Ministério da Educação e as entidades em que estão integrados, sendo estas, na sua maioria, instituições do ensino superior e têm como missão apoiar as escolas na integração curricular das TIC, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento das competências digitais na educação.

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