O Politécnico de Castelo Branco (IPCB) divulgou o relatório anual do observatório para promoção do sucesso e combate ao abandono escolar, destacando os resultados do projeto REVUP – Recursos e Ambiente Colaborativo de Aprendizagem e a integração de iniciativas complementares de inovação pedagógica, de acordo com nota de imprensa enviada à Central Press.
O REVUP, aprovado no âmbito da Submedida de Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior, alcançou implementação plena, com a realização das 11 atividades inicialmente previstas, algumas repetidas entre anos letivos, como a formação de docentes, estudantes e tutores. O projeto cumpriu integralmente as metas 1 e 2, relativas à execução das atividades programadas.
Entre os resultados alcançados, destaca-se a transformação pedagógica, com formação específica para docentes em metodologias ativas e centradas no estudante, abrangendo áreas como metodologias colaborativas, produção de materiais pedagógicos inovadores, técnicas colaborativas de ensino e aprendizagem, coordenação de equipas de trabalho, Inteligência Artificial e o Método Ubuntu. O REVUP pretende criar um ambiente académico mais próximo e estruturado, com acompanhamento próximo dos estudantes, promovendo o sucesso académico e contribuindo para a redução do abandono escolar.
O IPCB integra também o Centro de Excelência em Inovação Pedagógica INOV3P, em consórcio com outras 10 instituições de ensino superior portuguesas lideradas pela Universidade de Coimbra. A partir do ano letivo
2025/26, o IPCB contará com um Laboratório de Inovação Pedagógica, equipado para experimentação de novas metodologias, produção de podcasts e filmagens, trabalho colaborativo e co-criação, conexão digital, streaming e videoconferências. Este espaço permitirá complementar a formação docente com um ambiente moderno e dinamizador da inovação pedagógica.
Paralelamente, a participação na Universidade Europeia BAUHAUS4EU possibilitará a instalação de um Learning Lab com o sistema “Teleporter”, que conecta fisicamente diferentes locais, criando experiências imersivas de
aprendizagem. A parceria B4EU traz ainda desafios em termos de programas conjuntos, diplomas de dupla titulação e necessidade de inovação pedagógica para públicos diferenciados de forma inclusiva.
O IPCB promove também a flexibilização curricular, permitindo que estudantes do 1º ano escolham unidades curriculares equivalentes em diferentes cursos ou unidades orgânicas nas áreas de Empreendedorismo, Matemática e Ciências Base (Biologia, Química, Física), reforçando a interdisciplinaridade e a personalização do percurso formativo.
Com estas iniciativas integradas, o IPCB reforça a sua estratégia pedagógica, combinando formação docente, acompanhamento estudantil, inovação em infraestruturas e metodologias ativas, numa abordagem colaborativa e em
rede, centrada na promoção do sucesso académico e no combate ao abandono escolar.
