A autarquia viseense aponta as temperaturas elevadas, a maior quantidade de luz natural, a diminuição da circulação de água e o excesso de nutrientes como a causa do manto verde visível no rio Paiva, de acordo com o comunicado enviado à Central Press.
Este conjunto de condições propiciaram um ambiente favorável à rápida multiplicação de algas em certos troços do rio, sendo este fenómeno comum em cursos de água, durante os meses mais quentes do ano.
Neste momento, o Conselho de Administração dos SMAS de Viseu tem em curso o procedimento para a reabilitação da Rede Hidrográfica do Rio Pavia. O Município de Viseu afirma que continuará "a acompanhar de perto a situação, em articulação com as entidades competentes".