A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha aprovou, em Reunião Extraordinária, a terceira fase do Projeto de Requalificação da Escola Secundária local, de acordo com nota de imprensa enviada à Central Press.
Com um orçamento estimado em 5 912 000 euros, esta etapa sucede a intervenções anteriores que abrangeram os exteriores dos blocos e as oficinas. O projeto visa a recuperação do edificado e a criação de espaços polivalentes dotados de equipamento técnico atualizado.
As obras incluem intervenções profundas no Bloco Central, nomeadamente no refeitório, cozinha e áreas de estar, prevendo-se ainda uma ampliação para reorganizar a direção, secretaria e arquivo.
Nos Blocos A e B, a requalificação incidirá no interior das salas de aula e instalações sanitárias, enquanto no Bloco C os trabalhos focar-se-ão na acessibilidade e casas de banho.
Uma das novidades desta fase é a construção de um novo edifício, situado entre os Blocos B e C, destinado a concentrar os laboratórios, o que permitirá libertar espaço para salas de aula nos restantes blocos. O Pavilhão Desportivo será também intervencionado com a construção de novos balneários e a substituição integral da cobertura e do pavimento.
De forma transversal a todo o edificado, o projeto assegura a melhoria da eficiência energética e do conforto térmico e acústico.
Para o financiamento da obra, o Município irá submeter o projeto ao Programa Escolas, aproveitando o aviso aberto para a modernização de estabelecimentos públicos de ensino secundário.