O Pavilhão da Escola Afonso de Paiva acolheu, no passado dia 24 de junho, a atividade de encerramento do projeto "A Turma + Mexida", que reuniu cerca de 300 alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade de diversos agrupamentos de escolas do concelho de Castelo Branco, de acordo com nota de imprensa enviada à Central Press.
A iniciativa foi implementada pelo Município, através dos Serviços Educativos, em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação de Atletismo de Castelo Branco. Nesta edição, as turmas que obtiveram o primeiro lugar foram o 3.º A da Escola João Roiz e o 4.º A da Escola Afonso de Paiva.
A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença da vereadora Christelle Domingos, que assinalou o empenho e o espírito desportivo demonstrados pelos participantes durante o desenvolvimento do projeto.
O programa teve início em abril com a distribuição de dez kits de atletismo por estabelecimentos do 1.º Ciclo e a formação de professores das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) em metodologias do programa Kids Athletics.
Após uma fase de torneios interturmas em cada escola, participaram na final 15 turmas apuradas, que realizaram atividades centradas nos movimentos fundamentais de correr, saltar e lançar.
O projeto "A Turma + Mexida" tem como objetivos centrais o desenvolvimento de competências motoras, o incentivo ao gosto pelo desporto e a promoção de valores como a inclusão, o espírito de equipa e hábitos de vida saudáveis.
De acordo com a autarquia, a iniciativa pretende continuar a incentivar a prática regular de atividade física desde os primeiros anos do percurso escolar.