A 14.ª edição da Sementeira decorre entre os dias 3 e 12 de julho, em Viseu, assinalando a última iniciativa realizada no edifício da Rua das Ameias sob o atual formato, de acordo com nota de imprensa enviada à Central Press.
Organizado pelo Bloco de Esquerda de Viseu, o evento reúne mais de 40 artistas numa exposição coletiva e apresenta uma programação que ultrapassa os 50 momentos culturais.
A iniciativa, assente num modelo de participação militante e sem contrapartidas financeiras para os intervenientes, integra criadores residentes maioritariamente em Viseu, mas conta também com a presença de artistas de localidades como Amadora, Caldas da Rainha, Coimbra, Covilhã, Lisboa, Porto e Viana do Castelo.
O programa abrange diversas áreas, incluindo música, cinema, teatro, oficinas de olaria e azulejaria, além de conferências e gravação de podcasts.
O evento tem início na sexta-feira, dia 3, com a inauguração da exposição e a exibição de curtas-metragens dedicadas à temática "Cartas Queer".
Nos dias seguintes, a programação destaca momentos como a conferência artística organizada pelo GTOLX (4 de julho), uma conversa sobre o futuro com Catarina Martins (10 de julho) e a gravação ao vivo do podcast "2-5-7" com José Manuel Pureza (8 de julho).
No domínio das artes performativas e visuais, a edição deste ano inclui a apresentação da criação “ad murmuratio”, pela companhia ASTA – Teatro e Outras Artes, no dia 11 de julho.
O encerramento do evento, a 12 de julho, será marcado por uma feira de viticultores com prova de vinhos e pela projeção do documentário "Mulheres, Terra, Revolução".
De acordo com a organização, esta edição encerra um percurso de acolhimento de centenas de artistas no atual espaço físico, prevendo-se que as futuras iniciativas sejam resultado de um novo processo de construção coletiva.