loading

- Publicidade -

Documentário resgata legado de Zurita de Oliveira, pioneira do rock português

Redação Central Press/
27/06/2026, 10h26
/
2 min
Festivais de cinema @iStock
Festivais de cinema @iStock

O filme-documentário "Quem Tem Medo de Zurita de Oliveira?", realizado por Francisca Marvão, estreia em Coimbra no dia 1 de julho, às 21h30. A exibição terá lugar no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), integrada na extensão do festival IndieLisboa 2026, de acordo com nota de imprensa enviada à Central Press.

A obra foca-se na trajetória de Zurita de Oliveira, considerada a primeira mulher em Portugal a escrever, cantar e gravar um tema de rock, intitulado "O Bonitão do Rock", no ano de 1960. A produção assume uma natureza híbrida, cruzando linguagens de documentário, ficção e concerto.

De acordo com a sinopse, a narrativa funciona como um manifesto que questiona a invisibilidade das mulheres na história da música e procura recuperar vozes femininas que foram apagadas ao longo do tempo. Durante a década de 1960, Zurita de Oliveira destacou-se por liderar uma banda e tocar guitarra elétrica num período socialmente conservador.

Para a construção do filme, a realizadora colaborou com uma nova geração de mulheres músicas, que formaram bandas especificamente para reinterpretar clássicos da artista e compor temas inéditos baseados em letras originais descobertas em arquivo.

A sessão, inserida na secção IndieMusic, será acompanhada por um debate pós-projeção com a participação do jornalista Daniel Belo.

O festival IndieLisboa caracteriza-se pela promoção de obras que se encontram fora dos circuitos comerciais dominantes.

- Publicidade -

()Comentários

Comentários desabilitados

Os comentários para este artigo estão desabilitados.

Outros artigos em undefined

loading

- Publicidade -

Artigos de Opinião

loading