O filme-documentário "Quem Tem Medo de Zurita de Oliveira?", realizado por Francisca Marvão, estreia em Coimbra no dia 1 de julho, às 21h30. A exibição terá lugar no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), integrada na extensão do festival IndieLisboa 2026, de acordo com nota de imprensa enviada à Central Press.
A obra foca-se na trajetória de Zurita de Oliveira, considerada a primeira mulher em Portugal a escrever, cantar e gravar um tema de rock, intitulado "O Bonitão do Rock", no ano de 1960. A produção assume uma natureza híbrida, cruzando linguagens de documentário, ficção e concerto.
De acordo com a sinopse, a narrativa funciona como um manifesto que questiona a invisibilidade das mulheres na história da música e procura recuperar vozes femininas que foram apagadas ao longo do tempo. Durante a década de 1960, Zurita de Oliveira destacou-se por liderar uma banda e tocar guitarra elétrica num período socialmente conservador.
Para a construção do filme, a realizadora colaborou com uma nova geração de mulheres músicas, que formaram bandas especificamente para reinterpretar clássicos da artista e compor temas inéditos baseados em letras originais descobertas em arquivo.
A sessão, inserida na secção IndieMusic, será acompanhada por um debate pós-projeção com a participação do jornalista Daniel Belo.
O festival IndieLisboa caracteriza-se pela promoção de obras que se encontram fora dos circuitos comerciais dominantes.
