A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra implementou, na quinta-feira, 1 de fevereiro, no Edifício do Centro de Medicina do Sono, no Hospital Geral, o atendimento automático à semelhança do que tem vindo a acontecer em outros locais.
De acordo com nota à Central Press, com este sistema, o doente que tenha o seu episódio agendado, não necessita de se dirigir ao balcão de atendimento, bastando retirar uma senha no quiosque automático sendo chamado, por esta mesma via, para o gabinete médico, de enfermagem ou técnico. Apesar da existência deste equipamento, "mantém-se a presença de funcionários que auxiliam os doentes que apresentem mais dificuldades", asseguram os Hospitais de Coimbra.
No Edifício do Centro de Medicina do Sono funcionam três serviços: o Centro de Responsabilidade Integrado do Centro de Medicina do Sono, o Centro de Referência de Epilepsia Refratária e o setor de Aterosclerose do Serviço de Medicina Interna. A sinalética de todo o espaço foi previamente reformulada e modernizada, num esforço conjunto dos três serviços, adequando-a às necessidades dos doentes e ao fluxo do atendimento automático.
Na APP MYCHUC está também disponível o quiosque virtual que permite ao doente a emissão de uma senha virtual, desde que se encontre no perímetro do local onde a consulta vai ser realizada, sendo chamado para o gabinete de consulta através dessa mesma senha.
A implementação de mais este quiosque reforça o compromisso da ULS de Coimbra com a transformação digital, mantendo o compromisso com a humanização e libertando os profissionais administrativos para tarefas mais geradoras de valor para os doentes.