Sentiu, ou enfrenta falhas no serviço de energia? Estas interrupções podem causar transtornos significativos no dia a dia dos residentes, que muitas vezes não sabem como reagir quando confrontados com a falta de eletricidade. Abaixo, apresentamos um guia prático sobre o que fazer em caso de falha de energia.
O que fazer quando a luz falha?
Se notar que a luz falhou em sua casa, o primeiro passo é desligar todos os equipamentos eletrónicos. Isso evita possíveis danos aos aparelhos, especialmente se o problema for causado por um curto-circuito. Se todos os interruptores estiverem na posição "ligado" e ainda assim não houver luz, a causa pode estar relacionada com a distribuidora de energia. Neste caso, pode esperar alguns minutos para ver se o serviço é restabelecido ou, em alternativa, entrar em contacto com a sua distribuidora.
Como saber se houve falha de energia?
Para confirmar se houve uma falha de energia, comece por verificar o quadro geral de eletricidade da sua casa. Se os seus vizinhos tiverem luz e o disjuntor geral ou algum dos disjuntores estiver desligado, o problema pode ser interno. Caso o disjuntor tenha disparado novamente após ser ligado, pode indicar uma sobrecarga ou um curto-circuito no sistema elétrico. Se não conseguir identificar a causa, a melhor opção é contactar a linha de avarias da EDP através do número 800 506 506, disponível 24 horas por dia, e solicitar assistência técnica.
O que faz disparar o disjuntor?
Vários fatores podem fazer o disjuntor disparar, incluindo sobrecarga de circuitos, curto-circuitos, conexões soltas, sobreaquecimento e falhas de aterramento. Quadros elétricos envelhecidos ou fiação inadequada também podem causar problemas. Se o disjuntor disparar frequentemente, é aconselhável procurar ajuda técnica para evitar riscos maiores, como incêndios ou danos irreparáveis aos aparelhos eletrónicos.
Como resolver problemas com a o seu prestador de serviços?
Se identificar uma falha no fornecimento de eletricidade que não consegue resolver sozinho, deve contactar o seu prestador, que poderá disponibilizar uma linha de assistência gratuita através de um número 800 . Um técnico, operador de rede de distribuição, poderá, eventualmente, deslocar-se ao local para verificar e solucionar o problema.
Como verificar se o contador de eletricidade está avariado?
Para verificar se o contador de eletricidade está avariado, desligue todos os aparelhos e luzes da sua habitação e aguarde alguns segundos. Depois, observe se o contador está imobilizado. Se estiver, pode indicar uma avaria. Em caso de dúvida, é sempre melhor contactar o seu prestador de serviço para uma avaliação mais detalhada.
Luz amarela no contador: O que significa?
Os contadores inteligentes têm luzes que indicam o seu estado. Se a luz do contador for amarela, significa que o distribuidor está a realizar testes no sistema. Uma luz verde indica que o contador está a funcionar normalmente, enquanto uma luz vermelha pode significar que a contagem não está a ser feita.
Para mais informações sobre como lidar com falhas de energia, visite o site do seu prestador de serviço ou contacte diretamente os serviços de assistência técnica.