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Politécnico de Leiria e empresa de telecomunicações desenvolvem plataforma de acessibilidade


Politécnico de Leiria ©IPL

O Centro de Investigação em Informática e Comunicações (CIIC) do Instituto Politécnico de Leiria firmou uma parceria com a NOS para o desenvolvimento da plataforma "Futebol para Todos", de acordo com o comunicado enviado à Central Press.

Esta iniciativa visa proporcionar às pessoas cegas ou com reduzida acuidade visual, a experiência de assistirem a jogos de futebol através da televisão, mediante a utilização de tecnologia de espacialização do som para traduzir as ações do jogo.

A plataforma parte do trabalho desenvolvido pela empresa de telecomunicações, que tem explorado diferentes formas de usar tecnologia para apoiar comunidades com necessidades especiais em Portugal, e na sequência de um ‘brainstorming’ realizado com o CIIC do Politécnico de Leiria, há cerca de um ano, com o intuito de responder a um desafio lançado por uma associação de apoio a pessoas cegas, para a criação de uma forma de assistir a partidas de futebol na televisão sem depender exclusivamente dos relatos subjetivos dos comentadores desportivos.

“O ‘Futebol para Todos’ surge no seguimento da investigação e inovação desenvolvida no CIIC, direcionada a problemas reais e atuais, com especial impacto na sociedade e nas questões relacionadas com a acessibilidade”, afirma Nuno Rodrigues, diretor do CIIC do Politécnico de Leiria e professor no Departamento de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPLeiria.

Com o objetivo de permitir ao utilizador cego, ou com reduzida acuidade visual, fazer a sua própria análise do jogo, a plataforma irá detetar cada uma das ações que decorrem ao longo de um jogo de futebol, tais como passes, interseções, golos ou tentativas de golos, atribuindo-lhe de forma automática e imediata um som específico e espacializado, para uma mais fácil identificação por parte do espectador com limitações visuais.

O recurso à espacialização do som permite dar uma ideia da posição da bola, dentro do campo, e da sua distância relativamente à baliza, criando uma sensação de tridimensionalidade e localização sonora no ambiente auditivo do ouvinte. Desta forma, o espectador fica com a perceção de que cada elemento surge de diferentes direções e distâncias.

O som, que permite também diferenciar que equipa tem a posse da bola, poderá ser transmitido em tempo real graças ‘à ultrabaixa latência do 5G’, sendo esta tecnologia crucial para a sincronização da experiência.

A aplicação está em fase de testes, em formato de APP e android TV, estando ainda a ser aperfeiçoada e adaptada às necessidades dos utilizadores. O projeto está igualmente aberto a receber a contribuição de associações que desejem participar no programa piloto.

Embora ainda numa fase inicial de testes, espera-se que a versão final da solução seja lançada na segunda metade de 2025.

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