O concurso «Escola Alerta!» é promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), conta já com a 21.ª edição e está incluído no projeto de Educação Inclusiva, apelando ao maior envolvimento possível e à participação ativa dos alunos em projetos que promovam a construção de sociedades mais justas e inclusivas, no quadro da Democracia, do respeito pela diversidade e pela defesa dos direitos humanos.
O projeto submetido a concurso, «Juntos, erguemos a nossa voz por mais e melhores acessibilidades na Figueira da Foz», foi agora distinguido com o 1.º prémio, a nível nacional, na categoria 3 – Ensino Secundário.
O júri nacional era constituído por elementos do INR, do Conselho Nacional de Educação, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, da Federação Portuguesa de Autismo, da Associação Portuguesa de Neuromusculares e da Pró-Inclusão / Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.
Este projeto contou com a participação de 76 alunos e integrou um leque diversificado de atividades como saídas pela cidade para observação dos espaços públicos de lazer e edificados, bem como dos transportes públicos; auscultação de alunos através da aplicação de questionários e respetiva análise; tomada de posição dos alunos, após uma diagnose das acessibilidades na cidade da Figueira da Foz, relativamente aos aspetos positivos e menos positivos, referentes às acessibilidades de tais espaços; entrevistas, ao vivo e em painel simultâneo, a representantes do poder local, nomeadamente à vereadora da Educação, Olga Brás, à presidente da Junta de Freguesia de Buarcos e S. Julião, Rosa Baptista, à arquiteta Ana Sofia Rebelo, igualmente encarregada de educação de uma aluna da Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, e ainda ao diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Mar, Pedro Mota Curto, em torno da temática «Mais inclusão para um mundo mais justo».
“Este reconhecimento vem, assim, reforçar o valor e a importância da educação inclusiva no Agrupamento de Escolas Figueira Mar, que presentemente apoia 225 alunos com necessidades específicas, pautada pela equidade e respeito pela diversidade, por parte de todos os agentes educativos deste Agrupamento de Escolas (AEFM), que, em abril de 2025, também integra 365 alunos estrangeiros, de 36 nacionalidades diferentes”, resume a direção escolar.