Realizou-se, ontem e hoje, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), o 1.o Congresso dos estudantes finalistas do curso de licenciatura em Enfermagem, de acordo com o comunicado enviado à Central Press.
A iniciativa, participada por mais de 300 quartanistas e que se insere no âmbito da unidade curricular Ensino Clínico Integrador Opcional II, pretendeu ser "um espaço privilegiado de partilha científica, reflexão crítica e promoção do conhecimento em Enfermagem, dirigido a estudantes, docentes, investigadores e profissionais da área, com especial enfoque na valorização da investigação desenvolvida no contexto académico e na prática clínica".
Palestras e mesas-redondas, sessões de comunicações paralelas, nas quais os estudantes finalistas apresentaram os trabalhos de investigação que fizeram (monografias de conclusão de curso) – fomentando a discussão científica entre pares – e, ainda, momentos culturais, de trabalho em rede e de entretenimento, deram corpo ao programa de atividades.
“Formação de Investigadores: da iniciação à investigação avançada”, “Traçar um Caminho Científico: Reflexões de um Enfermeiro Investigador” e “Coordenar Ensaios, Gerir Desafios: Reflexões de uma Enfermeira Investigadora” foram os temas das comunicações proferidas ontem, respetivamente por João Apóstolo (coordenador científico da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem), Paulo Costa (docente da ESEnfC) e Daniela Pais (enfermeira no Centro de Ensaios Clínicos da Unidade Local de Saúde de
Coimbra).
Esta manhã, decorreu um painel sobre “Saúde Mental e Cuidados Paliativos”, com as intervenções de mais dois professores da ESEnfC: António Nabais, que falou sobre “Promoção da saúde mental com estudantes no ensino superior: do ingresso à empregabilidade”, e Andréa Marques, que dissertou sobre a temática “Cuidar com compaixão: Prática informada por evidência em Cuidados Paliativos”. Durante a tarde de hoje, os estudantes vão fazer, no campus de Santo António dos Olivais (onde se realizou o congresso), a “construção coletiva” de um painel do curso de licenciatura em Enfermagem 2021-2025.