Com 96 espetáculos diários e 18 áreas temáticas, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria continua a transformar o centro histórico de Santa Maria da Feira num autêntico palco de história viva, centrado este ano no reinado de D. Afonso V e na criação do Condado da Feira.
Até 10 de agosto, os “viajantes do tempo” têm ao seu dispor uma vasta programação, mas também diversos refúgios frescos e sombreados que ajudam a enfrentar o calor dos dias de verão.
Entre o património natural e arquitetónico do centro histórico, multiplicam-se os espaços procurados por quem não quer perder os espetáculos e recriações da tarde. O Castelo da Feira, transformado no “Castelo de Rui Pereira” durante o evento, abre as portas à nobreza de outros tempos, com visitas aos aposentos e à rotina da corte. Mesmo ao lado, a Quinta do Castelo destaca-se pelos “Banhos de S. Jorge”, um dos recantos mais procurados para revigorar corpo e mente nas horas mais quentes do dia.
O Museu Convento dos Lóios é outro ponto de paragem obrigatória, com o seu fresco claustro a acolher animação vespertina. É também aqui que decorre o primeiro quadro dos “Momentos D’El Rei”, com o ator Sérgio Oliveira a dar vida a D. Afonso V. No interior do museu, o público pode explorar a exposição “Tatear e Sentir”, visitar a “Botica do Convento”, o “Scriptorium” e a “Roda do Oleiro”, e ainda produzir o seu próprio unguento na “Oficina de Unguentos”.
A Igreja Matriz oferece visitas guiadas ao seu património religioso, enquanto no Salão Nobre da Câmara Municipal têm lugar quatro sessões diárias do espetáculo “Conselho Régio”, onde se debatem os destinos do reino. Reaberto após obras de reabilitação, o Mercado Municipal regressa à Viagem Medieval com os seus operadores habituais e uma programação dinâmica que tem atraído novos públicos.
O arborizado largo do Rossio é palco de dois restaurantes medievais e da Feira Franca, um ponto de encontro central onde mercadores e artesãos apregoam os seus produtos e ofícios. Mais abaixo, no sopé do castelo, destaca-se o Bosque das Guimbras, onde decorrem os espetáculos “Floresta Mágica” e “Era uma Vez… D. Afonso V”, num ambiente ideal para o descanso. Já na envolvente da Ciclovia do Cáster, as famílias encontram espaços como a “Granja dos Animais”, a “Cetraria” e zonas de jogos medievais para todas as idades.
A pensar no conforto dos visitantes, o recinto da Viagem Medieval conta ainda com várias praças e ruas com sombreamento, oito pontos de água potável para hidratação e um pulverizador que se tem revelado especialmente popular como forma de refrescamento.
Organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em parceria com a empresa municipal Feira Viva e a Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a Viagem Medieval prossegue até 10 de agosto, mantendo-se como um dos maiores e mais envolventes eventos de recriação histórica da Península Ibérica.