Para decidir sobre os desafios que a atualidade nos coloca, o sentido de comunidade revela-se crucial, tal como a consciência coletiva do território. É sobre o exemplo de comunidade dos baldios e aldeia de Covas do Barroso, e sua perspetiva sobre o desafio da exploração de lítio, que trata o filme "A Savana e a Montanha", que nos propomos a apresentar no próximo dia 22 de agosto, sexta-feira, pelas 21h00, na Praceta de São Miguel de Poiares.
O filme, dirigido por Paulo Carneiro e estreado em Abril deste ano, tem nas pessoas da aldeia de Covas do Barroso os seus atores principais e aborda a luta pela legitimidade duma comunidade decidir sobre as suas terras. Quando a aldeia descobre que a empresa britânica Savannah Resources planeia construir a poucos metros das casas a maior mina de lítio a céu aberto da Europa, decide organizar-se para expulsar as máquinas. O trailer do filme está disponível online.
Esta é uma iniciativa de entrada livre e não sujeita a inscrição. Organizada em parceria com o Grupo de Cinéfilos de Poiares, vai de encontro a um dos objetivos traçados no plano de atividades da CL de Baldios de São Miguel de Poiares para 2024 - dar a conhecer e sensibilizar a população para as temáticas dos baldios, seu território e comunidade -, procurando para tal diferentes formas de envolvimento, umas mais práticas e no terreno, outras mais informativas ou recreativas, como é o caso.