A “Montra das Artes & Ofícios” regressa este domingo, 21 de setembro, à Baixa de Coimbra, entre as 9h00 e as 19h00, desta vez associada às Jornadas Europeias do Património, que este ano têm como tema o “Património Arquitetónico”.
Para além dos 17 expositores habituais, a edição integra oficinas de olaria tradicional dinamizadas pelo CEARTE e uma demonstração de cantaria, a par de momentos de animação musical e etnográfica.
O evento pretende valorizar ofícios tradicionais ligados à arquitetura e ao património imaterial, destacando o “saber-fazer” artesanal. Entre as 11h00 e as 13h00, haverá oficinas abertas de olaria tradicional, sem necessidade de inscrição, e ao longo do dia, Sérgio Duque, artesão de Cantanhede, fará demonstrações de cantaria ao vivo.
A programação inclui ainda a participação do movimento associativo do concelho, com a atuação do grupo de gaiteiros da Associação Salatina, às 11h00, e do Rancho Típico de Vila Nova, que desfila e atua a partir das 16h30, num percurso entre o Largo da Portagem e a Praça 8 de Maio.
A “Montra das Artes & Ofícios” é organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), a CoimbraMaisFuturo e o CEARTE - Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património.
A iniciativa regressa às ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz no próximo dia 19 de outubro.