O Teatro Académico de Gil Vicente, com o CINANIMA — Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, exibe na Universidade de Coimbra o melhor cinema de animação de autor.
É o regresso renovado desta parceria com três programas distintos com uma seleção do melhor cinema de animação do mundo.
Esta iniciativa insere-se no CINANIMA nas Universidades, que tem como foco a educação para o cinema, de forma gratuita, que se destina a instituições do ensino superior em Portugal, acontece ao longo do mês de outubro, para toda a comunidade académica e ao público em geral.
A 11.ª edição do CINANIMA Nas Universidades vai exibir, ao longo do mês de outubro, um total de 28 curtas-metragens em três programas de cinema de animação de autor, destinadas maioritariamente ao público universitário de 19 parceiros académicos.
Esta iniciativa vai anteceder a 49.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação a decorrer em novembro, contemplando o meio académico do Norte ao Sul do país, e também as Universidades da Madeira e dos Açores, somando, aproximadamente, um total de 60 exibições.
Ao longo do mês de outubro, as comunidades académicas e o público em geral vão poder assistir, de forma gratuita, a uma seleção dos Premiados do festival CINANIMA 2024, assim como a dois programas de curtas-metragens oriundos da Lodz Film School, na Polónia, e da Escola de Belas-Artes Émile Cohl, em Lyon (França).
A adesão de instituições do ensino superior tem aumentado de ano para ano, relembrando que esta iniciativa, na sua génese, chegava apenas a seis instituições de ensino e integra, atualmente, 19 parceiros.
Os três polos da Universidade dos Açores - Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada – vão ser os primeiros a receber o CINANIMA nas Universidades, na primeira semana de Outubro, seguindo-se a Universidade do Algarve, a IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, a Universidade Lusófona em Lisboa, as Universidade do Porto, da Madeira e de Coimbra, a Universidade da Beira Interior, de Trás-os-Montes e Alto Douro, a ESMAD – Escola Superior de Media Artes e Design e a ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, o Instituto Politécnico de Bragança e o de Portalegre, entre as demais.
Na sua extensão à Universidade de Coimbra, as exibição decorrem:
- Nos dias 15, 22, 29 de outubro às 18h30, no Polo 1 da Universidade de Coimbra, na Capela do Departamento de Arquitetura — DARQ (Programa 1 — Premiados CINANIMA 2024).
- No dia 22 de outubro às 18h30, no mesmo local, com o Programa 2 — Escola de Lodz.
- No dia 29 de outubro às 18h30, o CINANIMA estende-se ao Polo 2 da Universidade de Coimbra, com o Programa 3 — Émile Cohl, ao Anfiteatro B1 do Departamento de Engenharia Informática.
A entrada é livre.
A 49.ª Edição do CINANIMA vai realizar-se de 7 a 16 de novembro, em Espinho.