A Praia Fluvial do Poço Corga, em Castanheira de Pera, está na shortlist finalista ao Prémio Nacional de Turismo nas categorias de Turismo Comunitário e Turismo Azul.
Cada shortlist integra 10 projetos que vão agora ser submetidos à apreciação dos Comités de Avaliação do Prémio.
O Prémio visa promover, incentivar e distinguir as melhores entidades, práticas e projetos do setor do Turismo em Portugal, atribuindo 6 distinções: uma por cada uma das cinco categorias por candidatura, e o Prémio Personalidade, correspondente a uma categoria especial por nomeação.
As cinco categorias da edição 2025 são Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Comunitário e Turismo Azul.
Para a categoria de Turismo Comunitário são elegíveis projetos que contribuam com impacto positivo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade onde estão inseridos.
Na categoria de Turismo Azul, são elegíveis projetos em que o elemento água é parte integrante do modelo de negócio e que reforcem a atratividade turística do destino, contribuindo para a sustentabilidade, redução da sazonalidade e para uma melhor gestão dos fluxos turísticos.
Os vencedores serão divulgados em cerimónia pública, em data a confirmar, até dezembro de 2025.
A Praia Fluvial do Poço Corga é um dos ex-líbris do concelho de Castanheira de Pera tendo sido requalificada em 2023.
Situa-se no leito da Ribeira de Pera e é composta por dois espelhos de água, inseridos numa paisagem de carvalhas e rochas, tonando-se uma perfeita fusão entre o património natural e construído.