O Município de Castelo Branco assinala esta quinta-feira, 17 de outubro, o Dia Internacional do Património Cultural Imaterial com um conjunto de iniciativas no Posto de Turismo da cidade, dedicadas à preservação e valorização das tradições e dos saberes da região.
As celebrações incluem uma exposição temática, patente ao público entre 17 e 26 de outubro, que destaca quatro expressões emblemáticas do património cultural albicastrense e beirão: o Bordado de Castelo Branco, as Danças Tradicionais da Lousa, o Bodo de São Sebastião - Coscoréis da Lardosa e a Viola Beiroa.
Em complemento à mostra, serão promovidos workshops de Bordado de Castelo Branco, orientados por bordadoras do Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco, nos dias 18 e 25 de outubro, entre as 9h30 e as 12h30. Cada participante poderá inscrever-se em apenas uma das sessões. As inscrições são gratuitas, mas limitadas, e podem ser feitas através do formulário disponível em https://forms.gle/Y43mrdX2oqP7aZcp6.
O programa inclui ainda três apresentações temáticas, que exploram manifestações representativas da identidade cultural regional:
- “Danças Tradicionais da Lousa”, com Teles Chaves, no dia 19 de outubro, às 10h00;
- “O Bodo de São Sebastião - Coscoréis da Lardosa”, com Luís Franco, no dia 25 de outubro, às 15h00;
- “Viola Beiroa”, com Miguel Carvalhinho, no dia 26 de outubro, às 15h00.
As inscrições para as apresentações são também gratuitas e limitadas, devendo ser efetuadas através do formulário https://forms.gle/rWdUfuX9pP1mPgnc6
Estas iniciativas, promovidas pelo Município de Castelo Branco, pretendem celebrar as expressões que integram a identidade coletiva da região, constituindo um convite à descoberta, preservação e valorização do Património Cultural Imaterial que distingue o território albicastrense.