“Para além da Pele” é tema da edição 2026 do FÓLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos, evento que encerrou, este domingo, e que trouxe à vila dezenas de autores, entre os quais três Nobel da Literatura e um Prémio Camões.
Inspirado na filósofa Silvia Federici, “‘Para além da Pele’ permite articular corpo, território, cuidado, ecologia e memória num mesmo gesto”, explicou, na sessão de encerramento, Filipe Daniel, presidente do Município de Óbidos.
“‘Para além da Pele’ convida-nos a olhar não apenas para o corpo, mas para tudo o que o corpo precisa para viver - a terra, a água, o ar, o comum. Porque, para além da pele, começa o corpo do mundo”.“Cientes de que Óbidos continuará a ser uma Vila Literária feita de livros, cultura e de pessoas que acreditam no poder transformador da arte, prometemos voltar no próximo ano com mais surpresas”, garantiu o edil, para quem a edição deste ano, que somou 100 mil visitantes, “foi, sem dúvida, uma edição excecional”.
“Celebrámos 10 anos de um festival que já é marca distintiva de Portugal e do mundo literário. E para assinalar esta década, foi criado um livro, a edição comemorativa especial dos 10 anos do FÓLIO”, Filipe Daniel.
Sob o tema “Fronteiras”, trouxe conversas de relevante interesse geral e local, com algo verdadeiramente histórico para o concelho: não um, não dois, mas três prémios Nobel da Literatura”, sendo que László Krasznahorkai, recentemente distinguido com o Prémio Nobel da Literatura 2025, acabou por sair da vila por questões de saúde.
Um projeto feito de pessoas
Mas mais do que uma montra de grandes nomes da literatura, o FÓLIO demonstrou manter-se fiel à sua identidade como projeto de comunidade.
A edição de 2025 contou com a participação ativa das escolas de Óbidos, das juntas de freguesia e de dezenas de iniciativas locais, que trouxeram frescura, identidade e proximidade ao território. “O FÓLIO é, acima de tudo, um projeto de pessoas”, prova de que a cultura une comunidades e projeta Óbidos no mundo.
“Depois de 10 anos de FÓLIO, sabemos que a literatura continua a ser a mais bela fronteira da imaginação humana”. “Despedimo-nos desta 10ª edição com o coração cheio e o olhar no futuro”.
O município de Óbidos refere que 0 FÓLIO regressa em 2026, de 8 a 18 de outubro, com novas ideias, novas vozes e a mesma vontade de desafiar fronteiras.