loading

- Publicidade -

 Teatrão vai apresentar a sua nova criação em janeiro de 2025

Redação Central Press/
10/11/2024, 13h55
/
3 min
Leituras ao Domicilio_Constantino ©Teatrão
Leituras ao Domicilio_Constantino ©Teatrão

Constantino, Guardador de Sonhos está neste momento em processo de criação e a dramaturgia original de João Gaspar que alimenta o espetáculo parte da obra de Alves Redol “Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos”.

Noutros tempos um clássico da literatura nacional, o Teatrão quis ir à procura do que é que, passados 50 anos do 25 de Abril, existe de “Constantino” em nós – onde é que está o lugar do sonho? Não estamos nos anos 1960, não vivemos no Freixial; estamos no séc. XXI e vivemos nos subúrbios de uma grande cidade – e, ainda assim, a vida continua a ser difícil. Este ponto de partida levou a companhia a estudar a fundo o movimento neorrealista português com esta questão em mente: qual é o teatro que queremos fazer para traduzir o nosso olhar sobre a realidade, nos dias de hoje? Mais do que uma versão atualizada de “Constantino”, a nova criação do Teatrão procura inspirar-se neste movimento artístico para fazer uma reflexão profunda sobre a contemporaneidade.

Neste âmbito, a companhia desenhou um programa paralelo ao espetáculo que considerou bastante complexo, com atividades que, de um modo geral, estão ligadas à literatura ou às artes plásticas – as principais expressões artísticas do neorrealismo em Portugal. O programa completo será divulgado, assim como mais detalhes sobre Constantino, Guardador de Sonhos, no início de dezembro.

É neste contexto que o Teatrão acaba de abrir inscrições para as “Leituras ao Domicílio” – uma parceria inédita da companhia com o serviço de apoio domiciliário da Cáritas Diocesana de Coimbra que procura desafiar a comunidade a participar num programa de leitura regular de obras neorrealistas com aqueles que, por diferentes motivos, não saem de casa.

As inscrições decorrem até 27 de novembro através do formulário disponível em tinyurl.com/LeiturasDomicilio

Nos dias 4 e 11 de dezembro às 21h, na Oficina Municipal do Teatro, serão dadas duas formações aos leitores selecionados que os vão habilitar para fazer este trabalho.
Em janeiro, começam as visitas semanais a casa dos utentes do serviço da Cáritas, sempre em duplas de leitores e em datas e horas a combinar com os participantes no projeto.

Toda as pessoas a partir dos 15 anos podem inscrever-se, sendo que menores de idade deverão apresentar autorização da/o encarregada/o de educação.

- Publicidade -

()Comentários

Comentários desabilitados

Os comentários para este artigo estão desabilitados.

Outros artigos em undefined

loading

- Publicidade -

Artigos de Opinião

loading