loading

- Publicidade -

Documentário “Aqueles que Ficaram (Em Toda a Parte Todo o Mundo Tem)” exibido a 29 de abril

C-Vita

C-Vita é uma secção promocional, da direção de marketing, que por vezes poderá apresentar conteúdo patrocinado.

Redação Central Press/
27/04/2025, 12h35
/
2 min
Aqueles que Ficaram ©Universidade Popular de Coimbra,
Aqueles que Ficaram ©Universidade Popular de Coimbra,

A Universidade Popular de Coimbra vai promover no próximo dia 29 de abril de 2025, pelas 18h00, a exibição do documentário “Aqueles que Ficaram (Em Toda a Parte Todo o Mundo Tem)”, no Auditório da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC).

A sessão contará com a presença dos realizadores, Marianela Valverde e Humberto Candeias, que acompanharão o público numa reflexão sobre a história recente de Portugal.

O documentário aborda os 41 anos de ditadura em Portugal através dos testemunhos de familiares de resistentes ao regime. Recorrendo a cerca de cem entrevistas, o filme dá voz a quem viveu as consequências da repressão de forma indireta, filhos, filhas e mulheres que enfrentaram profundas mudanças na sua vida quotidiana, muitas vezes em silêncio. A obra propõe uma viagem pelas experiências individuais destes 28 protagonistas, procurando traçar um retrato da época e lançar pistas para a compreensão do presente.

O título do documentário inspira-se numa canção de José Afonso e integra-se nas Comemorações Populares do 25 de Abril em Coimbra. A organização da iniciativa é da responsabilidade da Universidade Popular de Coimbra, em colaboração com a Associação Clandestina, e conta com o apoio da ESEC. A entrada para o evento é livre.

Esta iniciativa enquadra-se no objetivo da Universidade Popular de Coimbra de promover o conhecimento e a formação cultural, científica e técnica. A Universidade Popular é uma secção do Ateneu de Coimbra, e a sua atividade assenta na valorização da cultura e da reflexão crítica como elementos essenciais para a construção de sociedades informadas.

A Universidade Popular de Coimbra prossegue assim a sua missão, apoiada na sua história de resistência e celebração cultural, sempre em articulação com a sociedade civil.

- Publicidade -

()Comentários

Comentários desabilitados

Os comentários para este artigo estão desabilitados.

Artigos Relacionados

loading

- Publicidade -

Artigos de Opinião

loading