loading

- Publicidade -

Celebração de Vésperas com exposição da mão da Rainha Santa Isabel

Redação Central Press/
09/06/2025, 08h29
/
2 min
Igreja Rainha Santa Isabel ©Vitor Oliveira Flirckr
Igreja Rainha Santa Isabel ©Vitor Oliveira Flirckr

No próximo domingo, 15 de junho, pelas 19h00, a Igreja da Rainha Santa Isabel, em Coimbra, acolherá uma celebração solene de Vésperas presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes.
A cerimónia assinala o início da exposição da relíquia da mão da Rainha Santa Isabel à veneração pública dos fiéis.

O momento insere-se nas comemorações dos 400 anos da canonização de Santa Isabel de Portugal, figura histórica de grande devoção popular e padroeira da cidade de Coimbra. Isabel de Aragão, que foi rainha consorte de Portugal, é recordada pela sua vida de fé, caridade e dedicação aos mais necessitados.
Foi canonizada em 1625, cerca de dois séculos após a sua morte, ocorrida no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, junto ao qual se ergue hoje o Santuário da Rainha Santa Isabel.

A Confraria da Rainha Santa Isabel, responsável pela organização do evento, dirige o convite a todos os irmãos e irmãs confrades, bem como aos devotos da Rainha Santa, para que se associem à celebração litúrgica e ao início do período de veneração da relíquia, que decorrerá entre os dias 17 de junho e 2 de julho, com abertura diária a partir das 08h30.

A exposição da relíquia representa, segundo a tradição católica, um momento especial de oração e aproximação à figura da santa, evocando a sua intercessão e exemplo de vida cristã. A iniciativa inscreve-se no calendário anual da Confraria, que promove ao longo do ano diversas celebrações e atividades de culto e preservação do legado espiritual da padroeira.

A celebração do próximo domingo constituirá, assim, o arranque de um período particularmente significativo para a comunidade católica coimbrã e para todos os que nutrem devoção por Santa Isabel de Portugal.

Poderá querer ler

loading

- Publicidade -

()Comentários

loading
A verificar login...

Outros artigos em undefined

loading

- Publicidade -

Artigos de Opinião

loading