A Figueira da Foz volta a ser palco das tradicionais Serenatas do Mondego, um dos momentos mais emblemáticos do verão figueirense, com entrada livre e espírito de celebração do património musical português.
A edição de 2025 decorre de 9 de julho a 14 de agosto, em vários espaços da cidade, com concertos todas as quartas-feiras e uma atuação especial no domingo, dia 10 de agosto.
Organizadas pela Sociedade Filarmónica Dez de Agosto, com o apoio institucional da Câmara Municipal da Figueira da Foz e da Junta de Freguesia de Buarcos e São Julião, as Serenatas promovem o fado de Coimbra e de Lisboa, além da canção de Coimbra, dinamizando o centro histórico da cidade e homenageando figuras incontornáveis da música portuguesa.
O arranque está marcado para a próxima quarta-feira, 9 de julho, às 21h30, na Praça Velha, com uma atuação do Grupo Fado D´Anto, dedicado ao fado de Coimbra. Segue-se, a 16 de julho, no mesmo local e horário, a fadista Teresa Tapadas, voz reconhecida do fado lisboeta.
A 23 de julho, ainda na Praça Velha, o espetáculo “O Fado no Baixo Mondego” junta os intérpretes Sara Travassos e Cláudio Dias. Na semana seguinte, a 30 de julho, as serenatas mudam-se para a Praça Nova com um Tributo a Augusto Hilário, considerado o primeiro grande nome do fado de Coimbra, protagonizado pelo grupo viseense TriumViriato.
Um dos momentos altos desta edição acontecerá a 6 de agosto, na Praça Nova, com um Tributo a Zeca Afonso, que contará com a presença do seu histórico acompanhante à viola, o médico Rui Pato, e do cantor António Ataíde.
No dia 10 de agosto, domingo, celebra-se o aniversário da organizadora, a Sociedade Filarmónica Dez de Agosto, com um concerto especial intitulado Fado com Figueirenses, que reúne as vozes de Margarida Carvalho, José Elísio e Cris Caixeiro.
A 13 de agosto, já na Praça da Fonte Luminosa (largo dr. Luís Melo Biscaia), as Serenatas prestam homenagem aos 100 anos do nascimento do guitarrista Carlos Paredes, com atuação de Simão Mota e do Quarteto de Coimbra. A edição encerra na véspera de feriado, 14 de agosto, com Adelaide Sofia, que traz novamente à cidade o fado de Lisboa.
As Serenatas do Mondego afirmam-se, ano após ano, como um cartaz cultural de referência na Figueira da Foz, promovendo a música, a tradição e a identidade local num ambiente de convívio e fruição ao ar livre.
Programa Geral - Serenatas do Mondego 2025:
- 9 julho (quarta-feira) - Praça Velha, 21h30 - Grupo Fado D´Anto (Fado de Coimbra)
- 16 julho (quarta-feira)- Praça Velha, 21h30 - Teresa Tapadas (Fado de Lisboa)
- 23 julho (quarta-feira)- Praça Velha, 21h30 - O Fado no Baixo Mondego com Sara Travassos e Cláudio Dias
- 30 julho (quarta-feira) - Praça Nova, 21h30 - Tributo a Augusto Hilário com Grupo TriumViriato (Viseu)
- 6 agosto (quarta-feira)- Praça Nova, 21h30 - Tributo a Zeca Afonso com Rui Pato e António Ataíde
- 10 agosto (domingo) - Praça Nova, 21h30 - Fado com Figueirenses (Margarida Carvalho, José Elísio e Cris Caixeiro)
- 13 agosto (quarta-feira)- Praça da Fonte Luminosa, 21h30 - Tributo a Carlos Paredes com Simão Mota e Quarteto de Coimbra
- 14 agosto (quinta-feira, véspera de feriado)- Praça da Fonte Luminosa, 21h30 - Adelaide Sofia (Fado de Lisboa)
Com entrada gratuita e uma programação eclética, as Serenatas do Mondego são um convite a todos para celebrar o verão na Figueira da Foz ao som do fado.