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Coimbra quer criar zonas proibidas ao estacionamento de trotinetes

Redação Central Press/
18/03/2024, 10h59
/
3 min
Trotinete em Coimbra @BP DR
Trotinete em Coimbra @BP DR

Zonas proibidas e criação de 128 novos parqueamentos de bicicletas ou trotinetes elétricas e a criação dos 112 hotspots virtuais para estacionamento de trotinetes em Coimbra é a proposta que a maioria de José Manuel Silva leva hoje à discussão na reunião de Câmara.

Um estudo a apresentar hoje pelo município visa criar soluções para "combater o estacionamento irregular e desordenado de trotinetas no território municipal, através da expansão de zonas de estacionamento permitido para este tipo de veículos e zonas proibidas de estacionamento".

O "combate à circulação irregular de trotinetas, nomeadamente a que ocorre em locais destinados a circulação pedonal, como é o caso dos passeios, arruamentos pedonais, praças, jardins urbanos, parques de lazer, exceto quando esteja devidamente sinalizada a permissão de circulação" é outro dos objetivos elencados no comunicado de Imprensa  enviado à Central Press.

A autarquia defende a celebração de um  "acordo de colaboração [com as empresas] que pretende-se minimizar os aspetos negativos da utilização das trotinetes no dia a dia, incentivando-se o seu uso, mas de forma ordenada". Para isso propõe a "criação de mais locais de paragem e a obrigatoriedade de estacionamento em pontos identificados".

A edilidade realça que "os serviços municipais verificaram diversos aspetos que carecem de correção na utilização destes equipamentos, designadamente relacionados com a convivência dos peões com as trotinetes na via pública e o estacionamento abusivo dos utilizadores, que impede a circulação de peões e pessoas com mobilidade reduzida".

O mesmo documento aponta a "criação de 213 locais de parqueamentos de bicicletas, dos quais 85 já estão equipados com os acessórios necessários para o estacionamento de bicicletas (enquanto não forem instalados os equipamentos para o parqueamento de bicicletas, o locais identificados deverão funcionar de forma virtual como hotspots de trotinetas, aferindo-se dessa forma se a sua localização é adequada em termos da operação pretendida) e 112 hotspots para trotinetas - estes locais serão disponibilizados nas aplicações das operadoras para estacionamento de trotinetes, podendo ter identificação no local ou apenas um registo virtual.




As medidas integram-se no Regulamento Municipal de Serviços de Partilha em Modos Suaves de Transporte, que está em curso  e vão a discusão sob a epígrafe: “Acordo de Colaboração para a Instalação e Operação do Sistema de Bicicletas/Trotinetas com motor partilhadas sem doca”. Uma vez aprovado o acordo será apresentado aos "operadores interessados, entre os quais as empresas BOLT, Support Servives PT Lda., em atividade, e a Fastbird Rides Portugal, Unipessoal Lda. (BIRD), nova operadora".




Desde o fim da operação da LINK, em Coimbra encontra-se apenas a desenvolver a sua operação de mobilidade suave a empresa BOLT. No entanto, concluem os serviços municipais, “ter mais do que um operador de mobilidade suave traz várias vantagens para a cidade”.




A circulação estacionamento desordenados das trotinetes em Coimbra tem criado debate nas redes sociais, havendo mesmo registo de acidentes com estes veículos elétricos de duas rodas, nomeadamente, em zonas pedonais.

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