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Fim das portagens nas autoestradas A23 e A25

Redação Central Press/
02/05/2024, 21h07
/
2 min
A25@Infraestruturas de Portugal
A25@Infraestruturas de Portugal

Depois de durante vários anos diversas propostas serem chumbadas no parlamento, foi hoje aprovado o projecto do Partido Socialista para por fim às portagens nas ex-SCUT.
Com esta aprovação o projecto baixa à sexta comissão parlamentar.

O Parlamento aprovou na generalidade o projeto de lei do Partido Socialista para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor do BE, Chega, Livre, PAN, PCP e PS, enquanto PSD e CDS-PP votaram contra e a IL absteve-se.

A proposta do Partido Socialista pretende por fim às portagens A4 - Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 - Algarve, A23 - Beira Interior, A24 - Interior Norte, A25 - Beiras Litoral e Alta e A28 -- Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque

A autoestrada A25  - Autoestrada das Beiras Litoral e Alta serve três distritos, Aveiro, Viseu e Guarda, ligando Aveiro a Vilar Formoso, foi construída em 2006, tem uma extensão de 199 km, ligando  Ílhavo (Gafanha da Nazaré) à A-62 Fuentes de Oñoro em Almeida (Vilar Formoso).
Esta que tem o traçado do antigo Itinerário principal número 5 IP% teve o seu primeiro troço de autoestrada em 2001 junto ao nó da A1 em Aveiro e o seu último em 2021 em Almeida entre Vilar formoso e a fronteira com Espanha.

A autoestrada A23 - Autoestrada da Beira Interior atravessa os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, num percurso de 217km, ligando a A1 em Torres Novas à A25 na Guarda.
Concluída em 27 de Julho de 2003, a sua construção aproveitou os troços anteriormente de autoestrada dos itinerários principais IP 6 (entre Torres Novas e Abrantes) e IP 2 (entre Alcains e o Fundão).

A circulação do litoral para o interior torna-se muito mais económica, há uma redução nos custos das empresas, deslocações de privados e incentivo a uma maior regularidade de circulação regional.

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