A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) já disponibilizou o sistema de atendimento e resposta ágil (SARA) em 14 unidades de cuidados de saúde primários, pretendendo implementar em todas a curto prazo, informou a ULSRL em nota de imprensa enviada à Central Press.
De acordo com esta unidade local de saúde , o SARA é um sistema que facilita o atendimento nas unidades do Serviço Nacional de Saúde, através da funcionalidade “callback”, que consiste no registo do número de telefone do utente quando a chamada não é atendida, devendo a unidade retornar sempre a chamada, num curto espaço de tempo.
Este sistema de atendimento oferece ainda ao utente, segundo a ULSRL, "diversas opções, como agendamento de consultas para o dia ou em data programada, a possibilidade de renovação de receitas, entre outras".
A vogal executiva do conselho de administração da ULSRL, Alexandra Borges explica que "uma das queixas recorrentes dos utentes tem sido a dificuldade no atendimento telefónico, sobretudo nas unidades de cuidados de saúde primários. Com a colocação do SARA nas várias unidades, o atendimento está mais facilitado e simplifica o contacto dos utentes com o seu centro de saúde, além de disponibilizar mais possibilidades na resolução de dificuldades e de ser mais célere".