A Câmara Municipal (CM) de Coimbra lançou hoje, dia 15 de abril, a aplicação móvel @Coimbra, que permite aos habitantes e visitantes a consulta de informações sobre o município ao mesmo tempo permite que os cidadãos comuniquem diretamente com a autarquia para reportar problemas, de acordo com o comunicado enviado à Central Press.
A aplicação já está disponível para dispositivos Android e iOS. A apresentação contou com a presença do presidente da Câmara, José Manuel Silva, do vice-presidente, Francisco Veiga, bem como dos serviços municipais envolvidos.
Com a aplicação foi disponibilizada a webapp Ocorrências@Coimbra, que oferece a possibilidade de reportar ocorrências em várias áreas. As ocorrências são divididas em cinco tipos (Espaços Verdes, Estradas e Ciclovias, Passeios e Acessibilidades, Iluminação Pública e Decorativa e Infraestruturas), que, por sua vez, se desdobram em diversos subtipos.
As ocorrências reportadas pelos utilizadores são, então, avaliadas e encaminhadas para os serviços municipais competentes ou, caso não sejam da esfera de atuação da autarquia, são devidamente encaminhadas para a respetiva entidade. Os utilizadores podem ainda introduzir fotos ilustrativas da respetiva ocorrência e é ainda possível o envio de notificações automáticas aos utilizadores para mantê-los informados sobre o estado das situações reportadas. A fase de experimentação interna da solução já decorreu com resultados promissores e estão atualizações previstas ainda para o mês de abril. Esta ferramenta vai estar integrada na Plataforma de Gestão Urbana Inteligente (PGUI), no âmbito do projeto @BaixaCoimbra, cofinanciado pelo PRR Bairros Comerciais Digitais.