O Município de Miranda do Corvo em articulação com o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, promove no dia de amanhã, dia 21 de fevereiro, na Escola EB 2 3 C/Sec. José Falcão.
A palestra com o tema “Somos todos aprendizes de viajante” será proferida por José Luís Santos pelas 11h30.
Docente da disciplina de História, José Luís Santos vai recordar como aos 19 anos fez a primeira grande viagem e nunca mais deixou de correr mundo.
Fez interrails, foi aluno Erasmus em Siena, em Itália.
- - -
O Interrail é um bilhete ou passe ferroviário, disponível para residentes europeus, que permite viagens ferroviárias ilimitadas em e entre todos os 30 países participantes por um certo período de tempo (até um mês).
- - -
Depois viajou pela Europa, por quase todo o Médio Oriente, Índia, Tailândia e Camboja, Cáucaso, Ásia Central, entre outros.
Esta atividade, destinada aos alunos do 12º ano, tem por objetivo incutir princípios como a interculturalidade, o multilateralismo, a procura e valorização de outras culturas e modos de vida, e as experiências daí decorrentes em contexto de viagem.
Será feita uma alusão à importância de os jovens aproveitarem um conjunto de possibilidades que têm hoje em dia, a começar pela experiência de fazer Inter Rail, que lhes permite conhecer a Europa sobre carris e viver experiências únicas e, já em plena vida universitária, fazer o programa Erasmus.
Será também abordado o Serviço Voluntário Europeu, outra oportunidade para uma vivência e aprendizagem encorpada noutro país, mais um forte contributo para se conhecer países e realidades diferentes.
No sábado dia 22 de fevereiro, pelas 16h00, José Luís Santos estará na Casa Amarela – Escola de Talentos para falar sobre a sua experiência como viajante e como isso lhe permite “Olhar o mundo” de outra forma.

