No dia em que se celebram os 109 anos da elevação de Abrantes a cidade, as cerimónias oficiais realizaram-se este sábado, 14 de junho, na praça Raimundo Soares.
Num momento que o executivo considerou emotivo foram homenageados os trabalhadores do Município com 25 anos de serviço e os que se aposentaram este ano e entregues as medalhas de Mérito Municipal à Guarda Nacional Republicana e Polícia de Segurança Pública.
As Cerimónias Oficiais do Dia da Cidade tiveram início com o Hastear das Bandeiras de Portugal, da Cidade e da Comunidade Europeia, pelo presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, pelo presidente da Junta de Freguesia de Abrantes e Alferrarede, Bruno Tomás, e pelo presidente da Assembleia Municipal, António Mor, respetivamente, na Praça Raimundo Soares, ao som do Hino Nacional interpretado Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, num momento emocionante e cheio de simbolismo.
Seguiu-se a homenagem aos trabalhadores do Município de Abrantes que celebram 25 anos de serviço e também aos que se aposentaram este ano, depois de uma vida dedicada ao serviço público. O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, o presidente da Assembleia Municipal de Abrantes e o presidente da direção do Centro Social do Pessoal do Município de Abrantes, Carlos Mascate, entregaram as medalhas de Dedicação e Bons Serviços aos trabalhadores do Município. Foram também entregues as medalhas de Dedicação e Bons Serviços aos trabalhadores do Município que exercem as suas funções nos Agrupamentos de Escolas Nº 1 e Nº 2 de Abrantes pelas diretoras dos agrupamentos, Ana Rico e Isabel Alves, respetivamente.
Seguiu-se o momento em que o presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, entregou a Medalha de Mérito Municipal à Guarda Nacional Republicana e à Polícia de Segurança Pública, duas instituições que “têm tido um papel insubstituível na preservação da ordem pública, na proteção de pessoas e bens e na promoção da coesão social” que “mantêm uma relação de proximidade com os cidadãos, com presença quotidiana nas escolas, no comércio local, nos eventos culturais e desportivos, nas ações de sensibilização e nos programas de prevenção” e ainda de destacar “o contributo notável que estas duas instituições prestaram no contexto da pandemia de Covid-19”.
Pela GNR, recebeu a medalha de Mérito Municipal o comandante do Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana, coronel Duarte da Graça, e pela PSP, o comandante do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Santarém, superintendente Luís Serafim.
Na ocasião, o comandante coronel Duarte da Graça agradeceu a homenagem e reconhecimento prestado e afirmou que “em Abrantes, a Guarda tem procurado estar onde é preciso: nos meios rurais, nas freguesias mais distantes, nos centros urbanos, nas escolas, nos eventos, na prevenção criminal, no apoio às vítimas, na proteção dos mais vulneráveis, no combate à violência doméstica, no patrulhamento de proximidade”. Destacou ainda outras valências especializadas que integram a estrutura do Destacamento Territorial de Abrantes como o trabalho da investigação criminal “cuja ação tem sido determinante na deteção e combate à criminalidade mais grave, nomeadamente o furto a residências”, e também os programas como a Escola Segura, o Comércio Seguro, o Radar Social, censos sénior e ainda o trabalho desenvolvido pelo SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente “que protege com firmeza os recursos naturais e o equilíbrio ambiental do concelho, não só através do patrulhamento, mas também através da fiscalização e prevenção dos crimes ambientais e investigação das causas de incêndio”. “A população de Abrantes pode contar com a Guarda presentem preparada e solidária, estaremos sempre ao vosso lado, prontos a servir”, concluiu o coronel Duarte da Graça.
Por sua vez, o comandante do Comando Distrital da PSP de Santarém, superintendente Luís Serafim, agradeceu “esta honrosa homenagem” e salientou que “a segurança é um bem que a todos diz respeito, é um bem coletivo e as autarquias são um parceiro inestimável na prossecução dos objetivos das forças de segurança”. “A Polícia faz parte da cidade e é um honra receber da cidade esta condecoração”, reafirmou.
No final da cerimónia, a PSP e GNR entregaram ofertas institucionais ao Município e o comandante do Comando Distrital da PSP de Santarém entregou ainda a fotografia do primeiro efetivo da esquadra da PSP em Abrantes, datada de 2 de março de 1955.
“Neste Dia da Cidade, celebramos Abrantes com a dignidade, com a memória e a visão que se pede a uma cidade com 109 anos. Uma cidade e um concelho que cresceram graças ao trabalho persistente dos abrantinos, que souberam sempre enfrentar os desafios com coragem e determinação e que nunca deixaram de valorizar aquilo que nos distingue: a nossa identidade, as nossas raízes e o nosso profundo sentido de comunidade”.“Celebrar Abrantes é celebrar o que somos e o que construímos em conjunto. É evocar o nosso património, a nossa história e o legado de tantas gerações. É também reconhecer o papel das nossas pessoas, das associações, das coletividades, das instituições públicas e privadas que todos os dias contribuem para um concelho e uma cidade mais justa”, salientou. “É por isso que, neste Dia da Cidade, prestamos também uma justa e sentida homenagem a duas instituições que são pilares fundamentais da nossa vida em comunidade: a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública”, afirmou Manuel Jorge Valamatos acrescentando que “ao longo das décadas, a PSP e GNR têm desempenhado um papel insubstituível na preservação da ordem pública, na proteção das pessoas e dos seus bens e na construção de uma comunidade mais coesa, mais segura” - Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes.
“Este reconhecimento é absolutamente sincero e pretende valorizar o trabalho de todas as mulheres e homens que colocaram a sua vida em risco para nos defender” - Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes.
Na cerimónia, Manuel Jorge Valamatos mencionou ainda a prioridade que tem sido assumida na Educação, com os investimentos feitos no parque escolar, nomeadamente a criação do novo Centro Escolar de Abrantes, a requalificação da Escola Básica de Alvega e da Escola Secundária Octávio Duarte Ferreira, em Tramagal, e a construção da creche municipal que está a decorrer, bem como o lançamento do concurso para a obra de construção da nova Escola Superior de Tecnologia de Abrantes a instalar no Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia.
Na área da saúde, o edil afirmou que o Município vai avançar com a requalificação da envolvente exterior ao hospital, “falamos de melhores acessos, de mais segurança pedonal, de melhores condições de circulação e de estacionamento”, uma obra “já com financiamento comunitário garantido”. Destacou ainda a obra em curso da nova Unidade de Saúde Familiar Norte, um investimento de 2,2 milhões de euros que servirá mais de 11 mil utentes das freguesias de Abrantes e Alferrarede, Aldeia do Mato e Souto, Carvalhal, Fontes, Martinchel, Mouriscas e Rio de Moinhos.
No domínio da Cultura, destacou a abertura do Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida, a reabilitação do Cineteatro São Pedro, em fase de conclusão, e a reconversão do antigo Mercado Diário em Pavilhão Multiusos, “um novo equipamento que complementará a nossa estratégia de regeneração urbana e cultural e que dará ainda mais vida ao centro de Abrantes”.
A cerimónia terminou com um momento musical pela Banda Sinfónica da PSP e pelo Quinteto de Metais da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.